domingo, 16 de junho de 2013



Primeiras influências

Fonte: Livro "História do Rio Grande do Sul", 
autoria de Telmo Remião Moure. Editora FTD Ltda. 1994


A culinária gaúcha resulta de várias influências que tem como ponto de partida os grupos indígenas que viviam no território onde hoje se localiza o Rio Grande do Sul. Com o tempo várias outras influências foram acrescentadas pelos espanhóis, portugueses, africanos e outros povos que construiram a história deste estado.

Os habitantes originais do território onde hoje está o Rio Grande do Sul estavam distribuídos entre três grandes grupos indígenas: os pampeanos (minuanos, mbohanes, guenoas, iarós, charruas e chanás), os gês (pinarés, botocudos, guaianás e caaguás) e os guaranis (caroguarás, tapes, arachanes e carijós).


 Após o início da ocupação européia, as epidemias e ação de bugreiros e bandeirantes nos séculos XVII e XVII foram eliminando estes índios destas terras e com os séculos outras etnias influenciaram o provo do Rio Grande do Sul.

Apesar destas perseguições, hábitos indígenas como o chimarrão e o fogo de chão influenciaram se mantiveram, bem como o aproveitamento do aipim, farinha de mandioca, abóbora, batata-doce, pinhão e pirão.